sábado, 5 de abril de 2008

A importância da leitura


A sociedade moderna pode ser caracterizada como grafocêntrica, ou seja, grande parte das interações sociais e atividades produtivas, especialmente do ponto de vista profissional, acadêmico e científico-tecnológico, giram em torno da língua escrita. O letramento, mais do que a simples alfabetização, é, portanto, condição para o exercício pleno da cidadania. Sem o domínio da habilidade da leitura, de forma minimamente proficiente, o indivíduo permanece marginalizado, no acesso aos bens culturais que lhes assegurem a inclusão social, a dignidade e a auto-realização.Com efeito, a leitura, além de proporcionar ao indivíduo a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais, culturais e profissionais, constitui-se num eficiente meio para o exercício das atividades lúdicas e pragmáticas. Assim sendo, podemos afirmar que a leitura assume verdadeiras funções na vida social moderna. As principais funções sociais da leitura são: a leitura para fruição, deleite ou prazer; a leitura para a aquisição de informações de cultura geral, de atualização sobre o que ocorre na comunidade e no mundo; a leitura para fins de estudo e trabalho e a leitura para fins religiosos e de auto-ajuda. Evidentemente, cada uma dessas funções se realiza através de uma grande diversidade de textos. Desse modo, temos textos de ficção (romances, contos, lendas, etc.), textos referenciais ou informativos (jornalísticos, técnicos, científicos, etc.), textos institucionais (jurídicos, burocráticos,administrativos, oficiais, etc.) textos políticos, publicitários, propagandísticos; textos religiosos, textos de auto-ajuda (preceitos, provérbios, pensamentos), além de muitos outros de uso corrente na sociedade. Obviamente, o leitor, diante dessa imensa variedade de textos não pode ter um comportamento único. Noutras palavras, nossa leituras variam conforme o nosso objetivo, o contexto ou situação, o tipo e a função do texto, além de outros fatores intervenientes, não existindo, portanto, uma única forma de ler.Do exposto, depreendemos também que a leitura reveste-se de um caráter formativo e de um caráter instrumental, isto é, ela serve para nos aprimorarmos enquanto pessoa e nos serve também como instrumento para melhorar o nosso desempenho em inúmeras atividades que realizamos na nossa vida social,acadêmica e profissional.Finalmente, se o professor de Português, ao lado da leitura dos textos literários privilegiar também a leitura para estudo, para a aquisição de informações de várias fontes (jornais, revistas, enciclopédias, etc) explorando as peculiaridades desses tipos de texto, ele certamente estará contribuindo de forma efetiva para a diminuição do contingente de "analfabetos funcionais", que são aquelas pessoas que aprenderam a ler, mas não têm letramento, porque não desenvolveram o hábito de ler fora da escola e, por conseguinte, não sabem tirar proveito da leitura, nem do ponto de vista formativo, nem instrumental, e o que é pior, terminam regredindo, perdendo a habilidade de ler, por mera falta de prática, chegando até a evitar a leitura. Nessas altura, o ato de ler se torna cansativo, penoso e aborrecido. Daí, a incompreensão do texto que, dita de outra forma, nada mais é do que a indisposição para encontrar sentido no que se lê.


Maria Inez Matoso Silveira

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