sábado, 5 de abril de 2008

Dicas de como estudar!!



Prepare um ambiente adequado para estudar, reúna o material necessário, planeje quantas páginas serão necessárias estudar neste dia e, que sejam compatíveis com as metas semanais propostas.
Programe-se para a cada 50 minutos de estudo, dar um intervalo de 10 minutos, procurando movimentar-se a fim de fazer circular mais sangue no seu cérebro.
Este intervalo é o tempo adequado para seu cérebro processar o conteúdo ate ali estudado e com isso você estará utilizando seu cérebro da melhor forma, proporcionando um maior rendimento, ou seja, você poderá estudar mais horas por dia, sem com isso “cansar” seu cérebro e prejudicar o seu desempenho. Leve a serio esta dica, fará grande diferença no seu desempenho.
Antes de cada sessão de estudo procure dar uma olhada previa no conteúdo a ser estudado, de forma a focar o “esqueleto” do mesmo, ou seja, verifique os itens e subitens mais importantes do texto, percorrendo rapidamente toda a extensão do conteúdo a ser estudado, desta forma estará preparando o seu cérebro para assimilar melhor a matéria, pois ele criara um “esboço” para o conteúdo que vira a seguir.
Faça resumo da matéria de forma “não linear” ou seja, utilize o modelo no final deste documento para nele registrar o “esqueleto” da matéria, utilizando palavras-chaves, cores, formas, pois desta forma estarás utilizando equilibradamente os dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito), com isso o cérebro poderá trabalhar melhor, pois este tipo de alternância auxilia a um rendimento e compreensão maiores, utilize também no seu material, cores, itens sublinhados e destaques visuais com o mesmo propósito.
Os resumos que você produzir no seu estudo serão a matéria base para as revisões programadas, estas revisões serão feitas em pouco tempo (aprox. 5 a 10 minutos), procurando a partir do seu resumo (“não-linear”), reconstruir mentalmente o material estudado naquela ocasião, neste momento poderá tirar as duvidas consultando a fonte utilizada na criação do seu resumo.
Se tiver dificuldades para adotar este sistema de resumo, faça como se sentir melhor, mas lembro que esta forma “não-linear” auxilia muito no aproveitamento do estudo diário.

Alimentação.
Durante as sessões de estudo, procure comer frutas e beber bastante água, evite alimentos ricos em carboidratos, tais como: bolachas, pão, bolos, etc., pois estes induzem a produção de hormônios facilitadores do sono, lembre-se que o cérebro é o órgão do corpo humano que mais utiliza sangue e que mais consome energia, portanto alimente-se adequadamente.
Se for almoçar ou jantar massas e carnes, opte por comer carne no almoço e massas à noite, pois a carne (proteína) induz a produção de hormônios inibidores do sono, e a massa (carboidrato) hormônios facilitadores do sono.

Sono.
Procure dormir adequadamente, ou seja, em torno de oito horas diárias, não invada a madrugada estudando, pois, desta forma estará prejudicando varias funções importantes, tanto cerebrais quanto de recuperação celular, o sono não é perda de tempo, ele é muito importante no desempenho global, pois “sua máquina” precisa render ao máximo, e o máximo só se consegue cuidando bem dela.
Conheça seus ritmos e seus limites, procure respeitá-los, seu corpo e sua mente agradecerão.

Lazer.
Procure reservar um tempo para fazer atividades desestressantes, que você curta e que lhe reponham o equilíbrio mental diário. O ideal seria atividades físicas, como caminhadas, ginástica, ou seja, atividades aeróbicas em geral, desta forma conseguiras “aliviar” a sua cabeça ao mesmo tempo em que fará circular mais sangue no seu cérebro, isto ajudará muito no seu desempenho, lazer também não é perda de tempo, é tão importante quanto todos os outros cuidados.
Não seja carrasco consigo mesmo, saiba balancear motivação, trabalho e lazer.

Bem, por enquanto é o que podemos lhe indicar, esperamos que este material lhe seja útil, e o mais importante de tudo: o que você mentaliza é o que mais ajuda ou atrapalha, seja positivo, tenha força de vontade, persista na disciplina em seguir o planejamento, não adiantam as melhores técnicas do mundo se você não confiar em você mesmo, e tenha certeza você é a diferença.

Faça acontecer, aproveite este momento em que esta recebendo este material e pense que tem tudo para ser diferenciado e competente naquilo que se propor a fazer. Confie no seu potencial e mãos à obra. Não é tudo mundo que tem esta chance de fazer diferente, aproveite.

Saudações. Hector Nievas

Nenhum comentário: