segunda-feira, 7 de abril de 2008

O uso do celular na escola


Não podemos ignorar o elo existente entre as novas gerações, avanço tecnológico e os meios de comunicação.As crianças, os adolescentes e os jovens estão intimamente ligados a uma "sociedade digital", é o que nos alerta o filósofo italiano Pier Cesare Rivoltella, especialista em Mídia e Educação e consultor de grupos de pesquisa sobre esse tema na PUC-RJ. Diante dessa evidência, surgem indagações sobre como devemos trabalhar algumas dessas questões no espaço escolar.Somos cientes de que o uso da mídia pode favorecer o trabalho na escola, tornando-o mais criativo, envolvente e dinâmico. No entanto, no Brasil, de modo geral, ainda não temos uma formação que habilite os educadores a experiências significativas com o uso da mesma, principalmente na rede pública, onde se encontra a maior parte do alunado brasileiro.Apesar de superado o mito de que a máquina substituiria a tarefa do professor, ainda não absorvemos a cultura da utilização das tecnologias para enriquecimento da prática docente, prevalece ainda uma resistência para a utilização das mesmas.Quanto aos alunos ocorre o inverso, observa-se uma grande disposição para a utilização seja de computadores, ipod, celulares e as específicas funções que estes aparelhos dispõem. Os alunos as reconhecem rapidamente e as utilizam de maneira simultânea. E aqui fica o alerta, pois, enquanto a escola não se apropria da utilidade desse aparato tecnológico, ele invade a escola podendo inclusive comprometer a finalidade da mesma no tocante ao ensino e aprendizagem.Sobre este aspecto, falaremos do aparelho celular, que reconhecemos ser importante. Segundo alguns pais, é o meio mais eficaz para monitorar a trajetória dos filhos, no entanto, sem orientação de vida de seu uso, tem se constituído motivo de muitas reclamações de dirigentes de estabelecimentos de ensino.O prejuízo é observado quando os alunos se distraem em sala de aula acessando internet, ouvindo músicas, fazendo e/ou recebendo ligações, enviando torpedos, divertindo-se com jogos, etc. Outro fator preocupante é a cola eletrônica, usada por muitos alunos, que se sentem fortalecidos por burlar a vigilância dos professores, prejudicando toda a finalidade da avaliação. Estas ações muito contribuem para a dispersão do aluno, comprometendo assim as atividades de sala de aula.Outro aspecto prejudicial que tem surgido é o furto desses aparelhos no espaço escolar, criando toda uma situação constrangedora, que foge à responsabilidade da escola apurar, uma vez que o celular não é recurso necessário às atividades desenvolvidas pela escola, assim sendo, não deve a escola ter responsabilidade por perda de objetos que não fazem parte dos materiais por ela utilizados.Enfim, tem sido comum a proibição pelas escolas do uso de celular.No entanto, muitos alunos insistem em utilizá-lo, mesmo a escola disponibilizando o serviço de comunicação quando do surgimento de uma urgência. Cabe então aos pais orientar os filhos quanto à obediência as normas e regras construídas pela escola, pois estas se justificam pela necessidade da convivência harmoniosa no espaço escolar, contribuindo assim para o alcance de suas finalidades educacionais.Conforme noticiado no programa Fantástico, no dia 2 de setembro de 2007, este mesmo entendimento tem sido preocupação em outros Estados da Federação, a exemplo de São Paulo em que tramita na Assembléia Legislativa projeto de lei, proibindo a utilização de celular na escola.

Paulo Silvestre Avelar Silva
Promotor de Justiça da Educação

Data de Publicação: 1 de outubro de 2007


O que a garotada curte

Oscar Cabral


Mandar torpedos tirando sarro dos colegas de classe ou pregando peças neles.
Colocar o celular no modo silencioso e atender bem baixinho à ligação para despistar os professores.
Encher o aparelho de enfeites e adesivos.
Telefonar para os amigos na hora do intervalo.
Baixar pela internet toques diferentes, em geral de músicas famosas.
Passar horas brincando com os joguinhos disponíveis.


O que as escolas recomendam


Jamais deixar o aparelho ligado em sala de aula, mesmo no vibracall.
Lembrar sempre ao aluno que ele faz parte de um grupo e que o uso inadequado do celular pode atrapalhar toda a classe.
Fazer ligações só na hora da saída, já que o intervalo é feito para brincar e conviver com os colegas.
Atender a uma ligação somente em caso de emergência, sempre avisando os coordenadores.

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